NOTÍCIAS & ARTIGOS

NOVAS REGRAS SOBRE LIQUIDAÇÃO DE BANCOS SAEM NO ANO QUE VEM, PROMETE DIRETOR DO BC

09-Dec-2015

O projeto de lei que modifica as regras de atuação do Banco Central na liquidação de instituições financeiras só ficará pronto em 2016. Quem afirma é o diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Sidnei Corrêa Marques.

 

Segundo ele, o projeto ainda está sendo debatido internamente, antes de ser submetido a voto no Congresso.

 

“Temos convicção que uma nova lei de resolução bancária deve contribuir para que as autoridades regulem as instituições financeiras com mais eficiência, rigidez e estabilidade”, disse.

 

Marques dividiu nesta terça-feira (8/12) um painel com o professor Avinash Persaud do Peterson Institute no evento “Desafios da Regulação Financeira no Século 21”, realizado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O encontro marcou os 20 anos da criação do FGC.

 

O evento também contou com a participação do professor Charles Calomiris e de João Manoel de Mello, do Insper SP, que falaram sobre Finanças e Instituições. Eles afirmaram que o Brasil saiu de algumas crises sem “grandes arranhões”, um resultado que envolve alguma dose de sorte e também adoção de medidas corretas.

 

“O Brasil tomou algumas decisões microfinanceiras sábias, como a criação de central de crédito”, disse Mello.

 

Benjamin Tabak, a professora americana Kathryn Judge, da Universidade de Columbia, e Caetano de Vasconcellos Neto, do FGC, discorreram sobre o sigilo de negociações bancárias. Se por um lado a confidencialidade é necessária, é preciso haver um equilíbrio sobre o que esconder e o que divulgar.

 

Além disso, os painelistas concordaram que devem ser consideradas medidas tanto macro quanto microeconômicas no enfrentamento de momentos de maior turbulência e dificuldade.

 

A governança do sistema financeiro foi também assunto exposto pelo professor Geoffrey Miller, da New York University, e por Otávio Ribeiro Damaso, do Bacen. Segundo Damaso, até mesmo economias avançadas ficam surpresas com a quantidade de informações que o Banco Central tem e que permite o monitoramento do sistema financeiro nacional.

 

Por Livia Scocuglia

 

Fonte: Jota

 

MAIS NOTÍCIAS

MAIS ARTIGOS

contato@cesarperes.com.br  | 51-3232-5544 | Rua D. Pedro II, 568, Porto Alegre  RS

Membro da:

Logo TMA Brasil.org

contato@cesarperes.com.br  | 51-3232-5544 | Rua D. Pedro II, 568, Porto Alegre  RS

Membro da:

Logo TMA Brasil.org

Membro da:

contato@cesarperes.com.br

51-3232-5544

Rua D. Pedro II, 568, Porto Alegre  RS

Logo TMA Brasil.org

contato@cesarperes.com.br

51-3232-5544

Rua D. Pedro II, 568, Porto Alegre  RS

Membro da:

Logo TMA Brasil.org
Logo Cesar Peres Advocacia Empresarial